::. Olá Amigos do Sambanacional.com! Hoje é

pagode, samba, raíz, enredo

     A afinação mais usada no cavaquinho é a 'Ré-Sol-Si-Ré', a partir da corda mais grossa - 4, 3, 2, 1. As cordas são contadas de baixo para cima com o instrumento na posição em que se toca. A afinação  'Ré-Sol-Si-Ré' facilita a harmonia em relação aos acordes.

     Desde o seu surgimento, em algumas cidades portuguesas, o cavaquinho tem sido afinado de várias maneiras.

 
 Afinação 1 Ré-Sol-Si-Ré é a mais usada no Brasil e foi trazida pelos madeirenses
 Afinação 2 Sol-Sol-Si-Ré .
 Afinação 3 La-La-Do-Mi

pouco usada, principalmente na harmonia

 Afinação 4 Ré-Sol-Si-Mi muito usada em Coimbra
 Afinação 5 Sol-Do-Mi-La usada para tocar e acompanhar malhões, chulas e viras na 'Moda Velha' na região de Barcelos
 

     Existe também a afinação em que a corda mais aguda é a terceira, não a primeira, e ainda há quem prefira tocar na afinação do Bandolim, 'Mi-La-Ré-Sol'.

     No Brasil a afinação mais usada é 'Ré-Sol-Si-Ré'. Esta afinação é rica, possibilitando ao músico desenvolver uma harmonia mais requintada e favorecendo a formação dos acordes dissonantes.

     A afinação 'Ré-Sol-Si-Mi' é usada por alguns solistas e pouco usada na harmonia.

     Afinação é um assunto muito discutido no aprendizado dos instrumentos de cordas. Muitos gostariam de afinar um cavaquinho ou um violão, mas possuir bom ouvido é fator fundamental principalmente quando se usa uma diapasão simples.

     Qualquer que seja a afinação em uso, é importante que ela esteja na altura do diapasão em com 440Hz, estabelecendo internacionalmente pelo Conselho de Londres.

     Existe um diapasão especial para afinar o cavaquinho. Ele possui 4 notas e numeração que indica a corda. É preciso soprá-lo enquanto aperta-se ou desaperta-se a corda do instrumento até o seu som igualar ao som do diapasão.

     No caso do diapasão de uma nota deve-se soprá-lo e ir ajustando a terceira corda presa na segunda casa, que produz a nota Lá. A Partir deste princípio poderemos seguir diversos caminhos para afinar as demais cordas.

     Para afinar a quarta corda movimente a tarraxa, prendendo a quarta corda na quinta casa até que o som fique igual ao da terceira corda solta.

     Quando afinar a terceira corda na altura do diapasão, prenda a mesma na quarta casa. A nota produzida é Si, a mesma da segunda corda solta.

     Uma vez afinada a segunda corda, prenda-a na terceira casa. A nota produzida é Ré, a mesma da primeira corda solta.

     Deixamos um software disponível para você afinar seu cavaquinho ou seu instrumento de corda. Clique aqui para fazer o download.

Veja também: cavaquinhos  |  banjos  |  captadores  |  diapasão  |  encordoamento para cavaco  |  livros de teoria musical  |  Cursos de cavaco (em Dvd)  |  shopping musical

 Pesquisar produto

                    Deseja Comprar ou Comparar produtos ?